segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Uma maneira diferente de começar

Quando descobri que estava grávida, comecei a observar os pais e seus bebés, a maneira como se comportavam, se vestiam, como os transportavam e como os alimentavam,  confesso que comecei a ficar um pouco assustada, muitas situações que presenciei não me faziam e ainda hoje não me fazem sentido. Portanto comecei a pesquisar alternativas e encontrei coisas muito interessantes como o Babywearing (adoro carrega-la junto a mim) e o maravilhoso método Baby led weaning.
Meu objectivo era amamentar em exclusivo e em livre demanda até o sexto mês e iniciar a alimentação complementar através do BLW. Nunca gostei de ver os bebés serem forçados a comer a papinha, a sopa, a fruta amassadinha entre lágrimas e muito estress, as mães aproveitando enquanto o bebé chora para "enfiar" mais comida ou usar estratégias mirabolantes para o bebé comer, não me parece uma forma natural das coisas.... e quando ouço o bebé "Têm que comer" (a sopa, o prato principal, fruta....) afff quanta coisa....
Portanto hoje Rebeca tem nove meses e posso dizer que estamos muito satisfeitos com o método, para nós funciona perfeitamente.
Baby led weaning significa Desmame guiado/conduzido pelo bebé, a introdução dos sólidos é um complemento ao leite seja ele materno ou artificial e o desmame vai acontecendo de acordo com a vontade do bebé.  Rebeca ao completar seis meses, já sentava, tinha um bom controle de tronco e cabeça, manuseava os brinquedos e levava à boca, tinha uma certa curiosidade em relação aos alimentos e olhava com curiosidade para nós enquanto comíamos. Alguns bebés podem não estar preparados para o inicio do método exactamente aos seis meses.
Nossa primeira refeição com banana!

Nossa primeira experiência foi com a banana.... ela pegou, olhou, apertou, explorou ao máximo e levou à boca, a partir desse dia ela nos acompanha em todas as refeições, sentada em sua cadeira, sem distrações.
Segundo o método não há uma idade certa para apresentar um determinado alimento, a não ser que haja historia de alergia alimentar na família e também não há restrições, a cada três dias apresentava um ingrediente novo. Começamos com a banana, brócolos, cenoura, pão, carne...tudo cortado e do tamanho que ela pudesse agarrar e fosse seguro para evitar engasgamento.
Chegamos à ir numa consulta de nutrição com uma Pediatra especialista no método BLW, saímos de lá com muito mais confiança e acreditando em Rebeca, na sua capacidade de gerir e regular o que comer, minha única tarefa é preparar e oferecer os alimentos de uma forma saudável.
Em três meses de BLW vejo progressos, porém há dias que apenas explora a comida, parece que já tem preferências mesmo assim não deixo de oferecer nada, ela come todas as frutas (adora papaia e manga) inclusive os citrinos e frutas vermelhas, come ovos, carne, legumes, leguminosas, pao, massas e cereais. Costumo fazer panquecas, bolachas, scones, caril de lentilhas, hambúrgueres etc... uso bons ingredientes, integrais, óleo de coco e biológicos sempre que possível.

5 comentários:

  1. Muito lindo e apaixonante o seu relato! Louvável a sua iniciativa em partilhar as experiências e descobertas desta grande aventura que é ser mãe! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tem sido uma experiência maravilhosa poder partilhar e aprender com a Rebeca a ter uma alimentação mais saudável.

    ResponderEliminar
  3. Ola Mãe! Estou a iniciar esta descoberta.. mas agora fiquei perdida! Frutos vermelhos? Caril? Citrinos? Não é tudo cedo demais mais um intestino imaturo?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Obrigada pela visita e comentário! Começamos blw exactamente aos 6 meses e maminha em LD (vamos pelo menos até aos 2 anos), no inicio, comecei com frutas e legumes, banana, pêra, maçã, brócolos, couve-flor, cenoura (a vapor ou assados no forno sem sal apenas com ervas aromáticas), comecei a oferecer o pão e carne, a cada 3 dias apresentava um ingrediente novo, com 6 meses e meio ofereci laranja, um pedaço pequeno, ela mais explorou do que comeu, coisa que é normal, a seguir fomos a uma consulta de nutrição com outra pediatra especialista em BLW, a reação da dra. foi completamente descontraída e disse que não havia problema algum, até pq não existe restrições (a não ser que haja histórico de alergias na família), Em relação ao caril de lentilhas ofereci faz pouco tempo, um caril a base de óleo de coco e leite de coco, muito leve e sem picante.
      Não se sinta perdida, siga teu instinto, pesquise bastante e se sinta segura e vá oferecendo os alimentos cortados e no tamanho adequado e esteja sempre presente quando o seu bebé come.
      Vai dando notícias sobre essa maravilhosa experiência!!!

      Eliminar
  4. Ola Mãe! Estou a iniciar esta descoberta.. mas agora fiquei perdida! Frutos vermelhos? Caril? Citrinos? Não é tudo cedo demais mais um intestino imaturo?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar