O que posso dizer é.....paciência, paciência, paciência e muita paciência!!
Baby led weaning é sinonimo de paciência, persistência, força de vontade e ouvidos moucos (aos palpites). Quando iniciamos a introdução dos sólidos, aparecem muitas dúvidas tais como, o que oferecer? frutas? legumes? quais? como cortar, como oferecer, assar? cozinhar a vapor? tantas dúvidas, mas depois de muita leitura, preparação e vontade... começamos. O bebé pega o alimento explora, brinca até leva à boca, passado um tempo se chateia... ok foi apenas a primeira vez rsrsrsr
A segunda vez, fazemos tudo certinho , o tipo de alimento, tamanho e formato, bebé sentado ao lado nos acompanhando durante a refeição e mais uma vez.... explora... explora e comer praticamente nada! (Bem, nós achamos que eles não comem nada, mas é só esperar pelo próximo cocó que ficamos surpresos e não podemos esquecer que estamos iniciando a alimentação complementar, o principal alimento do bebé até um ano de idade é o leite e preferencialmente materno que supre todas as suas necessidades).
Passado alguns dias a confiança começa estremecer, preparamos os alimentos, o bebé olha, brinca, leva à boca, morde, deixa cair, e a ansiedade vai aumentando, muitos macaquinhos aparecem na cabeça e começamos a questionar se o método funcionará, se o bebé não ficará desnutrido, anémico... (alguns pediatras prescrevem uma suplementação de Ferro logo aos quatro meses, para prevenir uma possível anemia, não concordamos e então decidimos procurar uma segunda opinião), e a vontade em fazer uma "sopinha" com todos os ingredientes ricos em ferro e dar a boca do bebé é tentadora rsrsrsr mas isto não é BLW.
Com todas essas dúvidas e inseguranças por volta dos seis meses e meio de Rebeca decidimos consultar uma Pediatra especialista em Nutrição e BLW, foi uma conversa maravilhosa e esclarecedora principalmente ao pai que tinha muitas dúvidas em relação a método. Nos foi sugerido incluir na alimentação da bebé as leguminosas, frutas cítricas, carnes, peixes e ovos, o cardápio deve ser variado. Respeitar o intervalo de 2 a 3 dias a cada ingrediente novo devido a (baixa) possibilidade de alergia e dessa maneira temos feito nesses três meses.
E então??? quando não comem, apenas exploram? Posso dizer NORMAL....cada bebé tem o seu ritmo, uns vão mais depressa outras mais devagar, ter paciência e continuar a oferecer, se o bebé recusa um alimento isso não quer dizer que não goste, bebés mudam de idéias, nesses três meses houve dias que preparei a comida e ela nem tocou ou foi parar no chão, houve outros que fiquei impressionada e pensei para onde vai tanta comida rsrsrsrrs, percebi também que quanto mais eu estava ansiosa para que ela comesse pior era o resultado, aprendi a confiar na sua auto-regulação e a colocar a comida no tabuleiro (não adianta prato ainda) e deixa-la a vontade, faço de conta que não estou observando (na verdade estou com um olho no peixe e outro no gato srsrsrsr) e assim ela acaba por escolher o que quer, resultado, a cada dia noto mais interesse pela comida e independência e sem falar no seu desenvolvimento motor, super activa e feliz.
Sua paciência é admirável! Especialmente para o primeiro filho. Eu confesso que com o primeiro eu não consegui administrar a ansiedade e sofro até hoje pois ele aos 4 anos não come bem.Adora que alguém dê a comida na boca dele e Detesta carne...Aos poucos e com muita criatividade estou conseguindo que prove e vá ingerindo de forma saudavel os alimentos. Com a segunda vou tentar dar mais liberdade e deixar ir no ritmo dela, comer sozinha é importante. Você tem me inspirado! Estou aproveirando as dicas.Beijinhos e saúde pra sua filha!
ResponderEliminarObrigada Ju. Espero que o relato da minha experiência ajude a diminuir a tua ansiedade e que você consiga aproveitar a fase da IA que é maravilhosa. bjos
EliminarSua paciência é admirável! Especialmente para o primeiro filho. Eu confesso que com o primeiro eu não consegui administrar a ansiedade e sofro até hoje pois ele aos 4 anos não come bem.Adora que alguém dê a comida na boca dele e Detesta carne...Aos poucos e com muita criatividade estou conseguindo que prove e vá ingerindo de forma saudavel os alimentos. Com a segunda vou tentar dar mais liberdade e deixar ir no ritmo dela, comer sozinha é importante. Você tem me inspirado! Estou aproveirando as dicas.Beijinhos e saúde pra sua filha!
ResponderEliminar